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Metodologia OKR: Avalie o que Realmente Importa e Conquiste os Melhores Resultados!

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Metodologia OKR: Avalie o que Realmente Importa e Conquiste os Melhores Resultados!

Para o artigo de hoje, trouxemos uma ferramenta largamente utilizada para que as organizações possam unir forças naquilo que faz diferença para o sucesso, trabalhando de forma inteligente! A metodologia OKR.

Toda empresa que se preze conta com objetivos claros bem definidos a serem perseguidos e são diversas as metodologias, softwares, mecanismos e recursos que podem ser adotados e que contribuem para o êxito.

Mas, antes de se investir em tecnologias ou em cursos e especializações, sua empresa sabe onde, realmente, deve concentrar esforços? Sua empresa consegue identificar o que realmente importa para obter os melhores resultados e ir além dos objetivos inicialmente pensados?

Há quem acredite que o trabalho duro leva aos melhores resultados, mas, podemos afirmar que, além de esforço, é preciso estratégia – isto é, identificar quais são os pontos considerados críticos aos processos e que asseguram que a empresa logrará êxito frente aos seus objetivos.

Metodologia OKR: Avalie o que Realmente Importa e Conquiste os Melhores Resultados!

O que Realmente Importa?

As empresas nascem a partir de uma necessidade, seja ela uma demanda por um serviço ou de produtos específicos, e se mantêm vivas pelo diferencial que oferecem.

Para conseguir preços e prazos competitivos e, ainda, produtos e/ou serviços de excelência é preciso identificar quais são as atividades-chave para isso, compreendendo, então, que, além do produto, tem-se, também, objetivos intermediários. Vejamos:

  1. Objetivo Final: produto ou serviço fim da empresa;
  2. Objetivos Chave: são os objetivos intermediários, determinados para cada atividade do processo produtivo e, asseguram o êxito frente ao objetivo final.

A título de exemplo, para melhor entendimento, dentre os objetivos chave possíveis para uma empresa estão:

  • Redução desperdícios no processo produtivo, gerando diminuição de custos e mitigando impactos sobre o prazo, por consequência;
  • Aumento de produtividade, assegurando o atendimento aos prazos previstos em contrato;
  • O atendimento ao compromisso sócio ambiental no processo produtivo;
  • Boa relação com o cliente, através de conduta ética, transparente e tempestiva frente aos chamados do cliente antes, durante e após a contratação;
  • Boa relação com os fornecedores, através de uma conduta ética e transparente, compreendendo as expectativas e necessidades deles;
  • Boa relação com sócios e investidores, através de uma conduta ética e transparente, assegurando o alinhamento de necessidades e expectativas entre as partes;
  • Boa relação com os colaboradores, através de uma conduta ética, transparente, respeitosa e cordial, assegurando o entendimento e atendimento às suas necessidades e expectativas;
  • Boa relação com vizinhanças e sociedade, através de uma conduta ética, transparente, respeitosa e cordial, estabelecendo canais para atendimento e compreensão das necessidades e expectativas destes stakeholders;
  • Desenvolvimento sustentável, mitigando impactos ambientais através de tecnologias e metodologias que visem à preservação da natureza.

É a partir da compreensão do objetivo final e da missão da empresa que se torna possível determinar quais serão os objetivos intermediários.

Por exemplo: uma construtora cujo objetivo e missão é atuar na construção civil, desenvolvendo empreendimentos com preços e prazos competitivos, primando pelo desenvolvimento sustentável. Os objetivos intermediários podem ser: investimento em tecnologias que acelerem a produtividade, programação de compras e relacionamento com fornecedores competitivos de modo a se assegurar os melhores preços e prazos e implementação planos de gestão de resíduos e gestão de impactos ambientais.

Neste caso, o que realmente importa são os preços de insumos e custos com equipes, contratação de times capacitados, investimento em equipamentos que auxiliem na produtividade e rotinas de controle dos impactos ambientais.

A partir deste entendimento, é necessário determinar a metodologia de execução dos processos cujas atividades correspondem aos aspectos supracitados. Para assegurar o atendimento ao método previsto a cada procedimento, é fundamental estabelecer rotinas em prol da rastreabilidade dos trabalhos realizados, possibilitando a identificação de pontos a corrigir e/ou melhorar, concentrando esforços onde realmente é relevante para a empresa.

A soma de Objetivos Chave e os Resultados Chave resulta em uma metodologia mundialmente conhecida, aplicada por grandes empresas – como Google, a Intel, dentre outras – chamada OKR´s (Objectives and Key Results).  

Esta metodologia pressupõe que, para o êxito, as empresas identifiquem quais são as questões realmente importantes ao seu negócio, para que, de modo inteligente, seja possível estruturar uma concentração de esforços nas atividades que impactam na missão do negócio.

Fato é que quando não sabe o que realmente lhe importa, a empresa tende a dispersar seus esforços, gastar mais do que precisa, inviabilizando o seu lucro e a sua sustentabilidade. Noutras palavras, o sucesso se torna inatingível.

A Metodologia OKR

A metodologia OKR instrui que devem ser determinados os objetivos a serem atingidos e os resultados-chave a cada um deles, de modo a evidenciar o êxito.

Compreendendo que:

  1. Objetivos devem ser claros e mensuráveis, determinando o que a empresa deseja alcançar. A partir da definição dos objetivos, é que se elabora o caminho a ser trilhado e que leve em direção a ele. Para assegurar o êxito dos objetivos, é necessário que todos os times cujas atividades impactem direta ou indiretamente neles, estejam engajadas.

Exemplo:

  • Objetivo 01: Ser uma empresa da construção civil autoridade no mercado;
  • Objetivo 02: Oferecer o melhor suporte ao cliente durante o período de garantia do empreendimento;
  • Objetivo 03: Construir de forma sustentável;
  • Objetivo 04: Construir em tempo recorde.
  • Resultados chave são as metas menores e que levam ao objetivo final.
Metodologia OKR

Exemplo:

Objetivo 01: Ser uma empresa da construção civil autoridade no mercado.

  • Resultado Chave: Aparecer em 1º lugar nas buscas da Internet;
  • Resultado Chave: Trabalhar junto aos melhores fornecedores de materiais do mercado.

Objetivo 02: Oferecer o melhor suporte ao cliente durante o período de garantia do empreendimento.

  • Resultado Chave: Assegurar o atendimento tempestivo aos clientes durante o período de garantia, respondendo em até 24 horas os chamados recebidos;
  • Resultado Chave: Assegurar que a média das notas dedicadas pelos clientes nas pesquisas de satisfação seja de 90 pontos.

Objetivo 03: Construir de forma sustentável.

  • Resultado Chave: Assegurar que 80% dos resíduos gerados sejam destinados para a reciclagem e/ou reutilizados;
  • Resultado Chave: Assegurar que 30% dos materiais adquiridos para a obra tenham o selo de sustentabilidade.

Objetivo 04: Construir em tempo recorde.

  • Resultado Chave: Assegurar que as obras realizadas reduzam em 5% o prazo de entrega previsto;
  • Resultado Chave: Assegurar que cada etapa da obra tenha o prazo previsto reduzido de 0,5% a 1%.

Devemos atentar que para cada objetivo são conferidas metas secundárias específicas, mensuráveis, que levam até ele. Desta forma, é possível perceber qual a atividade que está impedindo que os resultados sejam melhores e, então, elaborar planos de ação para correção e/ou melhoria.

Estruturando sua empresa na Metodologia OKR

Para assegurar o melhor desempenho da metodologia OKR é importante elaborar uma trilha de atividade, assegurando a participação e entendimento de todos.

Metodologia OKR: Avalie o que Realmente Importa e Conquiste os Melhores Resultados!

O Primeiro Passo – Defina os Resultados

Compreenda a missão da empresa e determine resultados chave precisos e mensuráveis, alinhados à proposta da empresa.

Esta clareza assegura que todos compreendam para qual objetivo estão trabalhando, assegurando a união e concentração de forças, afinal, a união faz a força!

O Segundo Passo – Crie Times Engajados e Participativos

Convoque os líderes, gestores e as equipes para determinar os resultados chave e construir de que forma eles serão conquistados. Quem sabe o que faz e por que faz, faz melhor.

O Terceiro Passo – Determine Atividades e Prazos Viáveis

Tenha em mente que resultados a curto prazo são de extremo valor, visto que garantem pequenas vitórias, trazem senso de urgência e asseguram o engajamento dos times.

Para um projeto bem sucedido, determine resultados chave para curto, médio e longo prazo.

O Quarto Passo – Acompanhe e Monitore as Atividades e Resultados

Determine reuniões de análise dos resultados a curto prazo entre os líderes e seus times, de modo que possam ser analisadas oportunidades de melhoria e pontos de correção, pois isto assegura que os colaboradores se sintam amparados por suas lideranças e confere controle à elas. Estas reuniões podem ser semanais ou quinzenais e assegura que não passe em branco pequenas falhas, que podem ser tempestivamente corrigidas.

O Quinto Passo – Comunique os Resultados

Estabelecer uma relação de transparência e feedbacks aos colaboradores é importantíssimo para a confiança e reconhecimento, então divulgue e enalteça o sucesso dos resultados chave quando conquistados.

Quando as equipes veem que todos estão se esforçando pelo mesmo propósito, se alimenta o engajamento, estabelecendo um ambiente de trabalho harmonioso e alinhado, conquistando o “Foque no que Realmente Importa”.

O Sexto Passo – Defina Metas Coletivas

É importante lembrar do objetivo maior da empresa e ter ele claro para todos, de modo que seja possível medir quanto que cada time contribuiu para seu atingimento através de suas atividades.

OKR´s e a Cultura de Resultados

Para assegurar a gestão de uma empresa, é imprescindível medir os seus resultados, porque é impossível definir ações e tomar decisões assertivas sem embasamento.

Trouxemos algumas dicas para que você possa implementar a cultura de resultados na sua empresa, viabilizando a implementação da metodologia OKR:

  1. Quebre o objetivo maior em várias metas menores e tenha a certeza de consegue monitorar a trilha que leva ao alvo maior;
  2. Deixe claro aos times a importância de cada uma das metas menores, gerando engajamento e propósito aos times;
  3. Utilize os resultados das metas menores para dar feedbacks aos times, corrigindo aquilo que for necessário e aprimorando aquilo que for possível;
  4. Gere senso de trabalho em equipe e valorize as pequenas vitórias, divulgando os resultados das metas menores.
  5. Invista na participação de todas equipes na análise crítica de desempenho das metas menores, de modo que todos estejam igualmente engajados.

O direcionamento claro e objetivo assegura o crescimento da sua empresa, por isso, invista na metodologia OKR!

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