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A Gestão de Pessoas na Implementação de Sistemas de Gestão em Formato Remoto

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Gestão de Pessoas

A incorporação de recursos tecnológicos no ambiente de trabalho já vinha combatendo a velha barreira geográfica e expandindo as relações para além dos limites municipais e estaduais, trazendo uma realidade para o desenvolvimento da Gestão de Pessoas nas empresas, ao alterar o formato das relações interpessoais.

Com o advento da pandemia ocasionada pela COVID-19, a adesão a ferramentas como “Google Meet”, “Teams”, “Zoom” e outros meios de comunicação remoto, cresceu exponencialmente, demonstrando que tais recursos não só podem como devem ser incorporados às rotinas de reuniões e desenvolvimento de trabalhos, otimizando tempo ao reduzir as horas e despesas com deslocamento, gerando maior agilidade, desbravando as barreiras de limitações geográficas, fazendo com que nossas rotinas se tornem ainda mais produtivas.

Ademais, a população de um modo geral passou a refletir acerca do tempo que gostaria de dedicar às suas famílias, fato provocado principalmente pelo infeliz número de mortes ocasionados pela COVID-19, buscando então por rotinas mais flexíveis e percebendo o quão importante é se ter relações saudáveis também em seus ambientes corporativos.

Esta virada de chave trouxe um novo perfil de profissionais, cuja preocupação vai além com os seus salários ao final do mês, como citamos anteriormente neste artigo. Eles agora querem qualidade de vida dentro e fora do trabalho, flexibilidade para trabalhar de forma remota e com horários menos engessados, serem reconhecidos e poderem vislumbrar um plano de carreiras que elevem o ideal de ascensão profissional até então conhecido. Os profissionais querem sentir-se parte do negócio, compreender os valores da empresa para a qual trabalham e procuram por identificação, o que ao final geral trabalhadores mais motivados e resultados melhores, indo contra o que se acreditava inicialmente que seria gerado por esse novo formato mais “liberal e humano”.

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Os Desafios do Novo Perfil e Formato de Trabalho

Se por um lado a tecnologia trouxe soluções inovadoras, também surgiram novos desafios que suas possibilidades geraram principalmente aos gestores das empresas e é exatamente sobre estes novos desafios que iremos tratar neste artigo.

Forte exemplo de solução que gerou uma nova questão para os gestores, foi exatamente a quebra do paradigma do “local de trabalho”, que em um primeiro momento sanou a dificuldade trazida pela pandemia, mas diminui a interação entre colegas de trabalho, prejudicando o engajamento dos colaboradores e, por consequência, seus resultados, causando prejuízos financeiros para diversas empresas.

Este é apenas um exemplo das questões que o novo perfil e formato de trabalho trouxeram, porém podemos também citar outros tão relevantes quanto este, bastante perceptíveis e relatados por muitas empresas recentemente:

  1. Manter a unidade da cultura ética da empresa;
  2. Assegurar relações interpessoais saudáveis, respeitando horários, mitigando quaisquer tipos de assédio;
  3. Assegurar a troca entre os colaboradores, para estabelecer vínculos de trabalho salubres;
  4. Assegurar a qualidade dos serviços prestados;
  5. Assegurar a conformidade aos procedimentos da empresa;
  6. Assegurar o atendimento aos clientes, parceiros de negócios e colegas de trabalho durante o horário comercial;
  7. Controlar possíveis vazamentos de dados e informações sigilosas e/ou internas da empresa;
  8. Manter o colaborar interessado e motivado.

Neste cenário, a demanda comum que percebemos em todos os itens é a de unidade!

É necessário que uma organização olhe para o mesmo objetivo, que os times tenham os mesmos valores e desempenhem uma conduta singular, com idêntica retidão, compromisso e seriedade. Tais fatores são construídos através da única característica flexibilizada nos moldes modernos: o convívio entre as pessoas.

Mas seria então o caso de retrocedermos?

De forma alguma! A ideia é compreender a causa raíz do problema e estruturar soluções inteligentes para ele, que, para sua sorte, trouxemos aqui!

O time de Gestão de Pessoas é a grande solução para todas estas questões, sendo um forte aliado na implementação e desenvolvimento inclusive de sistemas de gestão, promovendo desde a busca por profissionais com perfil compatível aos valores e ideais da empresa, aplicando treinamentos e monitoramentos de resultados contínuos até o acompanhamento da qualidade de vida dos colaboradores dela.

Gestão de Pessoas

O Gerenciamento de Pessoas como Solução

Para ser competitivo no mercado atual, é necessário estar sempre à frente do tempo, atento às mudanças e tendências, ter times engajados e comprometidos com a qualidade e excelência no trabalho que desempenham.

Além disso, é uma forte exigência atual a transparência e retidão não somente nas relações entre as partes interessadas, mas também nos métodos e tecnologias aplicadas no desenvolvimento dos serviços e/ou produtos.

Este conjunto de exigências demanda pela estruturação de processos, controles e monitoramentos contínuos, capazes de servir como orientação para os colaboradores no que diz respeito ao desenvolvimento de suas atividades, registro para rastreabilidade e acompanhamento para assegurar a conformidade.

Esta robustez é possível através da implementação de Sistemas de Gestão, como, por exemplo, as Normas ISO 9001, 37301 e 37001, dentre outras aplicáveis, mas que asseguram, sem dúvida, bases sólidas para as empresas crescerem de forma contínua e garantem a sustentabilidade do negócio, ao estruturarem procedimentos e controles adequados ao contexto de cada empresa.

No entanto, quando tratamos da implementação e do desenvolvimento em formato remoto, temos como grande desafio a ausência da interação presencial, que geraria maior fomento e sensibilização dos colaboradores.

Aqui é que entra a solução que citamos anteriormente: a Gestão de Pessoas.

Se antes as empresas tinham como compreensão que apenas um departamento pessoal era suficiente para atender às suas demandas, cumprindo com o papel de contratação e demissão, hoje, com o advento do modo remoto de trabalho, e do novo perfil de profissionais, é essencial que se invista em uma área específica para a Gestão de Pessoas, independentemente do tamanho da organização.

É este setor que irá assegurar a implementação e o desenvolvimento dos sistemas de gestão da empresa, além de sua cultura, atuando desde o processo seletivo de candidatos à contratação, acompanhando os profissionais ao longo de toda a sua trajetória na organização, promovendo a melhoria e ampliação de conhecimentos através de cursos, treinamentos e workshops, monitorando os resultados de eficácia de cada um destes eventos, de modo a assegurar a compreensão e consequente conformidade de todos os processos e procedimentos executados.

Gestão de Pessoas

Compreenda passo a passo da atuação da Gestão de Pessoas na implementação e desenvolvimento dos Sistemas de Gestão

Ao elaborar um novo cargo ou função dentro da empresa, o time de Gestão de Pessoas deve compreender corretamente quais serão as atividades desempenhadas pelo colaborador que assumir tal posição ou que for contratado para tal.

Diante desta compreensão deverá então, junto à área solicitante, elaborar o perfil comportamental deste profissional, aliando aos valores da empresa, de forma a assegurar que todo contratado tem uma conduta compatível aos requisitos da organização.

A partir da seleção dos candidatos, o solicitante pela contratação seleciona o profissional a ser contratado e o time de Gestão de Pessoas provisiona os primeiros treinamentos a serem aplicados, denominado “Treinamento de Integração aos Sistemas e Políticas da Empresa”. Tal procedimento apresenta ao novo colaborador os regimentos, normas, códigos e políticas da empresa, esclarecendo quais são as expectativas em relação à conduta do funcionário contratando, esclarecendo o que é permitido e aquilo que é vetado, sob pena de aplicação de medidas corretivas. Para este treinamento, podem ser apresentados:

– Código de Ética e Conduta;

– Políticas;

– Canal de Denúncias.

Tais treinamentos devem ser procedidos pela assinatura do colaborador contratado, em que se ateste a ciência e o comprometimento no cumprimento de tais regimentos.

A seguir, o time de Gestão de Pessoas provisiona os treinamentos para desenvolvimento de funções, com o auxílio do gestor direto do colaborador contratado, explicando como cada uma das atividades deverão ser desenvolvidas, bem como a metodologia e os formulários aplicáveis, além de apresentar as demais equipes da empresa. Os treinamentos devem ser devidamente registrados, contendo o conteúdo tratado, a data e o prazo para análise de desempenho do funcionário contratado, por parte de seu gestor, sob pena de aplicação de novos treinamentos em até 3 meses, caso seja identificada necessidade.

Cabe ainda ressaltar, que para manter o sistema vivo, o time de Gestão de Pessoas, promove continuamente treinamentos de reciclagem, em diferentes formatos, podendo ser em periodicidade pré-determinada, ou conforme sinalizada demanda por parte dos gestores das áreas.

Indo além dos treinamentos obrigatórios, o gestor de pessoas também deve promover encontros “informais”, ainda que remotamente, entre todos os colaboradores, para que se desenvolvam e fortaleçam minimamente laços de confiabilidade e cordialidade. Estes momentos podem servir de feedbacks, trocas de experiências ou temas livres, mas que assegurem a interação social saudável.

Tal conduta aproxima dos colaboradores do time de Gestão de Pessoas, gerando conforto e confiança para levarem temas difíceis enfrentados diariamente nas organizações, bem como assédio Moral e/ou Sexual, excesso de horas de trabalho, pressões exacerbadas, dificuldades na adesão a procedimentos e formulários, além de dificuldades de relacionamento. Esta medida é extremamente saudável e impactante para os resultados da empresa e geram maior qualidade de vida no ambiente de trabalho, o que mitiga a alta rotatividade, que costuma ser grande “enfraquecedora” de cultura e conformidade de processos.

Também pode ser aplicado por este setor de gerenciamento de pessoal uma ferramenta excelente, denominada “Pesquisa de Satisfação e Confiança” ou “Pesquisa de Clima Organizacional”, com a opção de serem anônimas ou não, promovidas em intervalos planejados e com seus resultados constantemente acompanhados, assegurando a satisfação dos colaboradores mais uma vez.

Gestão de Pessoas

Os resultados destas pesquisas devem ser analisados e caso sejam detectadas irregularidades, denúncias e outras problemáticas, cabe ao setor, junto ao time de gestão de Compliance, investigar e proceder com as ações corretivas aplicáveis, acompanhando os resultados das medidas, mitigando possíveis reincidências.

Por fim, mas não menos importante, o time de Gestão de Pessoas, pode junto aos gestores das áreas, acompanhar o desempenho de cada colaborador de seu time, e procurar por soluções para melhoria de seus resultados, detectando o agente causador do problema, elaborando ações de solução, seja através de treinamentos, workshops, ou até mesmo através de palestras.

Nota-se como o gerenciamento de pessoas viabiliza não somente a implementação de Sistemas de Gestão, como também os mantém vivos através de seus procedimentos e iniciativas.

Invista neste departamento e conte com o time da Studio para preparar sua equipe de Gestão de Pessoas para o sucesso!

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