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O que são Soft Skills e qual seu papel no desempenho das organizações

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o que são soft skills

Atualmente, o mercado está cada vez mais concorrido e as barreiras geográficas já não existem mais, portanto, é possível e necessário adotar as melhores práticas para identificação e desenvolvimento das soft skills dos times. Mas o que são Soft Skills?

Há alguns anos, as empresas brasileiras vêm compreendendo o impacto que as habilidades pessoais de seus profissionais têm, diretamente, nos resultados, verificando o quanto é importante ir além da questão técnica operacional.

Já se sabe que os times precisam de gestores que saibam ouvir e se comunicar, que a ética e a transparência são características essenciais e que pessoas proativas fazem muita diferença no desenvolvimento de uma empresa. 

Este entendimento nos permite afirmar que, atualmente, o processo de gestão de pessoas evoluiu grandemente, e saiu do modo robotizado antigo, em que se realizava apenas a conferência de títulos e diplomas para escolher um profissional a ocupar um cargo na empresa. 

Hoje, o mercado pede que o recrutamento e seleção de candidatos vá além e verifique a capacidade de relacionamento interpessoal e a forma de agir, de cada um dos potenciais contratados, diante das mais diversas situações que uma empresa pode passar. 

Aliás, a importância de se analisar as habilidades pessoais dos profissionais foi amplamente constatada quando da pandemia provocada pela COVID-19, em que características como a resiliência e a capacidade de se comunicar foram essenciais à sobrevivência das empresas.

São estas capacidades pessoais que chamamos de Soft Skills e que impactam diretamente no desempenho das organizações.

O que são soft skills e hard skills

O que são Soft Skills e Hard Skills

Já compreendemos que quando uma empresa precisa preencher uma vaga, há dois caminhos a seguir: 

– O caminho antigo, pontual e imediatista;

– O novo caminho, estratégico e de visão global.

Bem, então qual seria a diferença entre os dois caminhos?

Agindo de forma imediatista e pontual, se for preciso contratar um arquiteto, basta que ele saiba projetar, utilizar os softwares minimamente adotados pelo mercado em geral e que esteja disponível a ocupar a vaga o quanto antes.

Por outro lado, se for observado para além da necessidade pura e simplesmente técnica, de que a empresa tem planos a médio prazo de se especializar em construções sustentáveis, por exemplo, e ainda que está expandindo sua equipe, ampliando sua atuação por todo o país, passa a ser importante também observar quais são as habilidades pessoais deste profissional, sob o aspecto de aprender novas especialidades, gerenciar equipes maiores e à distância.

Perceba a diferença do potencial impacto que cada um dos cenários traz para a organização: o primeiro não tem visão a longo prazo e não percebe quais são os papéis que o cargo deverá abarcar, limitando-se ao conhecimento técnico operacional, inviabilizando até mesmo o crescimento do profissional dentro da empresa e possivelmente oportunizando uma experiência ruim e/ou limitada. Já o segundo cenário compreende que além da responsabilidade de se projetar, o arquiteto terá como papel gerenciar equipes, possivelmente à distância e, ainda, que poderá precisar investir em novos conhecimentos específicos, demandando abertura para isso.

A este do conjunto de características técnicas operacionais e de habilidades comportamentais, chamamos Hard Skills e Soft Skills, respectivamente.

Então hard skills são as formações técnicas, facilmente mensuráveis através de comprovantes como diplomas, certificados ou afins e, ainda, possíveis de desenvolver por meio de treinamentos e cursos complementares, por exemplo.

Já as soft skills são as habilidades e/ou características comportamentais de uma pessoa, que impacta diretamente na sua forma de se relacionar e, por isso, tão importante de se verificar para cada cargo, pois aponta sobre como aquela pessoa funciona na interação em grupos e, ao mesmo tempo, como ela lida com suas próprias emoções. Quanto mais positivamente o profissional consegue lidar com diferentes situações e grupos, maiores são suas soft skills.

Talvez em decorrência do avanço da compreensão da importância de se analisar estas características, estejamos vendo um crescente movimento de cursos para desenvolvimento da inteligência emocional e para gerenciar times e projetos. Seria este o avanço profissional mais importante dos últimos tempos aos profissionais e empresas para lidar com situações adversas e driblar as dificuldades? Bem, este tema pode ser para um próximo artigo!

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A importância das Soft Skills

Compreendido o conceito, podemos avançar no entendimento da importância das soft skills e alguns exemplos delas, para melhor elucidar nosso querido leitor.

Para que uma equipe tenha todo seu potencial exercitado e alcançado, conseguindo atender às expectativas de entrega que a empresa e seus stakeholders têm, é necessário assegurar o bom relacionamento interno dos times e entre eles também.

A gestão dos times está diretamente ligada ao seu desempenho, e é exatamente aqui que entram as habilidades de relacionamento, ou, as soft skills.

Transmitir confiança, promover um bom relacionamento, um clima organizacional leve, o diálogo claro e cordial, o alinhamento de expectativas, saber ouvir e compreender o ponto de vista e as dificuldades do outro, procurar por soluções em conjunto e ainda, saber lidar em situações adversas e emergenciais, são aspectos fundamentais para um cargo de liderança por exemplo.

Podemos concluir que, inicialmente, é preciso se compreender quais são os papéis e as responsabilidades de cargo. Diante disto, identificar as capacidades técnicas e as características pessoais necessárias. Aqui fica uma dica: tenha um caderno de cargos e funções desenhado em sua empresa, com todos estes aspectos descritos.

Outro aspecto importante da verificação das habilidades pessoais, é que o convívio, comprovadamente, permite que as pessoas aprendam e desenvolvam softs skills umas das outras, o que significa dizer que: bons exemplos promovem a melhoria contínua dos times, então, como dito popularmente, suba a régua! Tenha líderes e integrantes de times incríveis, pois um aprende com o outro e isso irá trazer a sonhada melhoria contínua para sua empresa!! Sabe aquela ideia de uma maçã ruim pode estragar um cestinho inteiro? A boa notícia é que o contrário também é verdadeiro neste caso.

Um profissional com atitude extremamente positiva, por exemplo, pode transformar a forma de pensar do time inteiro ao longo do tempo, fazendo-os enxergar mais oportunidades do que dificuldades. Essa é a grande importância de se preocupar em recrutar profissionais com o perfil adequado.

Por último, é importante destacar que soft skills podem ser usadas em qualquer tipo de profissão ou emprego. Ou seja, no caso de um engenheiro ser transferido para a área comercial em uma construtora, ele poderá ter muito sucesso, não somente por seu conhecimento específico, mas também se for uma pessoa comunicativa, ampliando suas possibilidades na carreira e na organização.

Dentre as habilidades pessoais mais procuradas pelas organizações são, temos:

  • Comunicação eficaz;
  • Liderança;
  • Organização e gestão do tempo;
  • Flexibilidade;
  • Colaboração;
  • Princípios éticos;
  • Confiança;
  • Atitude positiva;
  • Motivação;
  • Trabalho em equipe;
  • Capacidade de trabalhar sob pressão;
  • Segurança.

Como identificar e avaliar as Soft Skills

Como dissemos, as características de personalidade de uma pessoa não são facilmente mensuráveis e, por este motivo, acreditamos ser de grande importância orientarmos de que forma identificar e avaliar estes aspectos.

É necessário se estabelecer uma relação de diálogo e transparência com o entrevistado, procurando observar sua conduta ao longo de toda conversa, inclusive atentando-se ao seu comportamento não verbal, ou seja, como seu corpo “fala”.

Dentre as possíveis maneiras de se conhecer as características do candidato está propor cenários fictícios, dando exemplos de situações que podem ocorrer no dia a dia daquela função, perguntando como o profissional acredita que iria lidar.

Outra forma de conhecer a personalidade é pedir para que o entrevistado conte como foi sua última experiência profissional, aprofundando-se no que diz respeito ao relacionamento com colegas, líderes e demais stakeholders. A forma como a pessoa “se enxerga” também diz muito a seu respeito, inclusive aponta seus conceitos de “certo e errado”, permitindo ao recrutador fazer o link para alinhamento aos valores da empresa.

Uma situação que é interessante de se perguntar ao candidato é relatar sobre uma situação em que estava com dificuldades e que precisou pedir por auxílio e/ou suporte, verificando como ele lida diante de suas limitações e se comunica nestes casos.

Pensando no aspecto estratégico da empresa, é interessante que o recrutador antecipe situações ao entrevistado, questionando como ele se sentiria se precisasse trocar de funções, em qual ele se sentiria confortável de assumir e procurar extrair as razões para suas respostas.

Veja que existem um mar de oportunidades de se conseguir compreender quais são as soft skills de um profissional, atentando-se, no entanto, que o período de experiência deve ser para conferência das características detectadas e de identificação de outras. Este é um intervalo de tempo muito interessante e que permite ao profissional demonstrar tudo aquilo que foi relatado na oportunidade da entrevista.

O que são soft skills

Desenvolvendo Soft Skills

Digamos que os times da sua empresa já existem a muitos anos e que de certa forma eles funcionam. No entanto, a estratégia da organização pede que algumas características sejam desenvolvidas e/ou aprimoradas, visando à melhoria e crescimento do grupo empresarial.

Então, é chegada a hora de se investir no desenvolvimento de novas soft skills dos times, pois não são apenas os conhecimentos técnicos que podem ser adquiridos.

Apesar de, à primeira vista, parecer impossível, com as técnicas adequadas é possível ajudar os colaboradores a desenvolverem suas habilidades, sejam eles mais jovens ou experientes.

Para esse desenvolvimento, recomendamos:

  • Conscientizar os colaboradores, de todos os níveis, sobre a importância de se aprimorar suas capacidades de relacionamento interpessoal e de que forma elas podem ajudá-los a obter mais sucesso, tanto no trabalho quanto na vida pessoal;
  • Trazer constantemente diálogos que promovam reflexões sobre quais novas habilidades sociais cada um poderia desenvolver no desempenho de seu cargo, compreendendo de que forma isto poderia ajudar nos seus resultados e bem estar individual e coletivo; Por exemplo: como a capacidade de comunicação assertiva pode ajudar um gestor a obter mais participação e resultados da sua equipe?
  • Oferecer treinamentos que visem ao aprimoramento da comunicação;
  • Identifique os pontos frágeis de cada profissional da empresa, para poder proporcionar aprendizados personalizados. Tome o cuidado, no entanto, de não sobrecarregar as pessoas e exigir grandes mudanças em um curto espaço de tempo. O ideal é treinar uma habilidade por vez, para que o processo seja eficiente;
  • Dê feedbacks e demonstre confiança aos profissionais, conferindo novas responsabilidades a cada melhoria! Envolva todos no desenvolvimento do grupo, para que um auxilie o outro na jornada da evolução pessoal. Profissionais estimulados tendem a serem mais proativos;
  • Priorize o trabalho em equipe, pois a colaboração em prol de objetivos em comum é uma excelente maneira de desenvolver e aprimorar as habilidades sociais;
  • Tenha em mente que o desenvolvimento pessoal não é algo imediato e que é necessário reforçar os treinamentos, oferecendo sempre apoio e as ferramentas necessárias para este processo.

Algumas das ferramentas utilizadas para se aplicar este desenvolvimento são o e-learning, palestras, workshops, diálogos periódicos, atividades fora do ambiente de trabalho, além de outras infinitas possibilidades que o mundo atual nos permite explorar, seja presencial ou virtualmente.

Veja que, atualmente, o mercado está cada vez mais concorrido e as barreiras geográficas já não existem mais, portanto, é possível e necessário adotar as melhores práticas para identificação e desenvolvimento das soft skills dos times.

Atentando-se a esta questão, a organização estará à frente dos seus concorrentes e poderá assegurar times felizes e de alto rendimento!

Conte com a Studio Estratégia para o desenvolvimento de Soft Skills, nosso time está preparado para aplicar treinamentos e oferecer a consultoria adequada ao seu negócio!

Até a próxima!

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