Vivemos em uma era de constantes mudanças, atualizações, lançamento de novas tecnologias e quem fica alheio a tantas novidades pode acabar defasado em um piscar de olhos, dada a rapidez com que tudo isto acontece.
Sabendo que o ser humano nem sempre gosta de sair de sua zona de conforto, toda a mudança pode gerar muitas inseguranças, ainda mais quando se trata do ambiente de negócios e, consequentemente, seus impactos nas trajetórias profissionais individuais.
Então, como solucionar essa difícil equação de mudanças constantes e medos enraizados?
É simples! Venha com o time Studio, que vamos desmitificar esse desafio abordando O Processo de Gestão de Mudanças e sua Importância para os Negócios.
O que é o Processo de Gestão de Mudanças?
O processo de Gestão de Mudanças visa, acima de tudo, assegurar que os objetivos de um negócio sejam atendidos – pois se trata de um conjunto de atividades que trabalha em todos os níveis da organização –, preparando-o para lidar com as alterações inerentes e planejadas ao longo de toda a jornada, transitando desde as equipes e gestores até a Alta Diretoria.
Atualmente, o grande “furo” das empresas é a falta de entendimento bastante acerca dos impactos que cada mudança oferece, especialmente em estratégia e pessoal, ocasionando, por muitas vezes, prejuízos financeiros e fortalecendo o falso mito de que “mudar é difícil” ou que “para mudar é preciso parar tudo”, quando, na verdade, a chave é PLANEJAR AS MUDANÇAS.
Este processo nada mais é que o planejamento estratégico que a empresa elabora para implementar alterações em atividades, rotinas, controles, metodologias e afins, levando em conta de que forma os times, as pessoas e os processos são afetados, evitando ao máximo transtornos, receios e mitos, reduzindo os índices de resistência ao novo, gerando engajamento!
Isso é incrivelmente maravilhoso para todas as empresas, independentemente do objeto social ou porte, pois permite que estejam sempre à frente, atualizadas e competitivas perante o mercado, sem sofrerem com quedas de produtividade e mantendo um clima organizacional otimista mesmo durante momentos desafiadores.
Sobre Quais Mudanças Estamos Falando?
Bem, estamos falando sobre todas as mudanças que uma organização pode vivenciar.
Este processo é o planejamento da transição que levará a empresa do ponto “a” para o ponto “b”, seja ele qual for.
Para deixar mais claro, vamos exemplificar quais as possíveis mudanças que estamos tratando:
– Novos líderes;
– Novos departamentos;
– Novas tecnologias;
– Fusão e/ou parcerias com outras empresas;
– Mudança na imagem da empresa;
– Novos serviços;
– Expansão da empresa;
– Novas leis aplicáveis às atividades desenvolvidas.
Veja que todas as mudanças aqui citadas são perfeitamente razoáveis e comumente vivenciadas por empresas dos mais diversos ramos da economia.
Além desses exemplos, não se pode esquecer que Leis e Normas estão em constantes atualizações e podem, por exemplo, demandar por novos processos, procedimentos e controles, tanto de qualidade quanto de conformidade, impactando, diretamente, não apenas a rotina de atividades de um ou mais times da organização, mas, sobretudo, o relacionamento da empresa com seus stakeholders externos (clientes, fornecedores, parceiros de negócio, agentes de financiamento e/ou investimento, sociedade, reguladores, fiscalizadores e autoridades judiciárias).
Por este motivo, é preciso estar preparado!
A Importância do Processo de Gestão de Mudanças
A mudança visa à melhoria e/ou o crescimento de um grupo e, por isso, é provável que demande por investimentos financeiros. Aliás, no aspecto, a expectativa de retorno não será pequena a nenhum investidor!
Somado a isso, tenha em mente o cenário empresarial macro, em que boa parte dos líderes de organizações exigem aumento de produtividade sem a perda do alto nível de qualidade, seja de produto ou de serviço prestado.
Visualizando este contexto, é possível compreender a complexidade que toda mudança envolve, pois, no mínimo, é preciso aliar o lucro à uma nova forma de trabalhar e pensar.
A gestão das alterações contribui, em primeiro lugar, para o clima organizacional, pois reduz as possibilidades de atritos que uma transição pode causar, principalmente entre aqueles que estão acostumados com o “método antigo” e apresentam dificuldade e/ou resistência ao novo.
Também é importante o processo para a identificação dos riscos e oportunidades que as mudanças podem trazer para a organização, possibilitando a antecipação de ações mitigatórias e de contingenciamento, além do preparo para aproveitar as portas que se abrem.
Inclusive, este é um ponto crucial, pois os aspectos positivos encontrados podem e devem ser utilizados para fomento à novidade, reduzindo os casos de não aceitação, aumentando as chances de êxito da mudança implementada.
Tudo isso gera maior agilidade no processo de transição e afeta minimamente a produtividade, resguardando financeiramente a empresa, o que é espetacular!
Treinamento, o aliado à Gestão de Mudanças
A melhor forma de gerenciar as mudanças em uma empresa é combater os mitos da dificuldade, e isso pode ser feito através da implementação de treinamentos que visem, primeiramente, ao alinhamento de conhecimentos.
Quando um tema novo chega, é natural que traga um grande ponto de interrogação. Depois, pode gerar conclusões precipitadas, fazendo nascer a resistência. Por fim, quando se abre espaço para conhecer e esclarecer, tudo se resolve.
É por isso que o Time Studio incentiva fortemente, em projetos nos quais atuamos, a aplicação de Treinamentos de Nivelamento de Conhecimentos, em que se explique detalhadamente sobre o tema, abrindo espaço ao melhor solucionamento de dúvidas e pré-conceitos que líderes e colaboradores tenham, e trazendo à luz o conhecimento, sem margem para “fake news”.
Outro detalhe importante é que quando compreendemos o “por que fazer”, conseguimos conquistar o tão sonhado engajamento, pois tudo passa a fazer sentido.
Então, chame o departamento de recursos humanos e traga seus times para perto, porque, garanto que oferecendo conhecimento, a empresa terá uma verdadeira equipe engajada e coesa.
Como Implementar a Gestão de Mudanças
Agora que você já compreendeu do que se trata a gestão de mudanças e a sua importância, trouxemos algumas dicas valiosas para que possa implementar este processo em sua empresa. Confira!
- Detalhe o Processo: identifique o objetivo da mudança, as áreas afetadas por ela e seu grau de impacto, os responsáveis pela implementação e a metodologia que será utilizada.
- Comunique: esclareça a todos os colaboradores da empresa e suas partes interessadas, a mudança que será promovida, seus objetivos e quem são os envolvidos neste processo. Além disso, mantenha aberto o espaço para dúvidas e sugestões, promovendo a maior transparência possível, integrando todos nesta jornada. Lembre-se de que quando se compreende a proposta, o engajamento é maior.
- Treine, treine e treine: prepare todos para a mudança, oferecendo treinamentos, workshops, palestras e ofereça o suporte necessário durante o período de aderência à novidade. Empodere seus colaboradores!
- Comemore as vitórias: ainda que uma mudança esteja sendo implementada com visão a longo prazo, compartilhe as pequenas vitórias com todos os envolvidos, pois isto motiva as equipes e assegura o “calor” do projeto.
- Lembre-se da Cultura Empresarial: insira novos valores e condutas que as mudanças trouxerem na cultura da empresa, nos códigos, políticas e demais regimentos do grupo, caso contrário, os esforços poderão perder-se antes mesmo de concluída a jornada de melhoria.
- Líder é exemplo: não adianta promover cursos, treinamentos e exigir engajamento dos times se os líderes não estiverem ativamente participando das mudanças, buscando por todo o conhecimento que se fizer necessário e construindo uma nova postura. Os resultados de uma empresa nascem a partir do topo da pirâmide, então líderes são cruciais para o êxito dos projetos de mudanças, na mitigação de riscos e no desenvolvimento da melhoria contínua.
2 respostas
Parabéns Ana, excelente conteúdo.