Hoje muito se fala em sustentabilidade, mesmo assim o mundo ainda sofre as consequências da exploração desenfreada dos recursos naturais. O resultado disso: inundações, extinção de espécies, escassez de agua, a grave questão dos resíduos, isto é, do lixo gerado, etc.
Sustentabilidade é um termo usado para definir a exploração dos recursos planetários de forma a não comprometer o uso desses recursos para as próximas gerações.
A sustentabilidade aplicada dentro das empresas é um conjunto de ações visando o respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável da sociedade.
Cabe às empresas assumir sua parcela de responsabilidade, usando os recursos naturais com inteligência para que eles não se acabem e ao mesmo tempo atendam a necessidade das futuras gerações.
Esse comportamento é sustentado por três fatores chamados “tripés de sustentabilidade”.
Desmembrando o tripé e aplicando as características adotadas a cada uma dessas vertentes temos:
Sustentabilidade econômica
- Vantagem competitiva;
- Qualidade e custo;
- Foco;
- Mercado;
- Resultado;
- Estratégias de negócios.
Sustentabilidade ambiental
- Tecnologias limpas;
- Reciclagem;
- Utilização sustentável de recursos naturais;
- Atendimento à legislação;
- Tratamento de efluentes e resíduos;
- Produtos ecologicamente corretos;
- Impactos ambientais.
Sustentabilidade social
- Responsabilidade social;
- Suporte ao crescimento da comunidade;
- Compromisso com o desenvolvimento do RH;
- Promoção e participação em projetos de cunho social.
Nós, os consumidores, estamos mais bem informados, e isto se vê nas escolhas de consumo que fazemos no nosso dia a dia e na cobrança para que as empresas assumam responsabilidade na sua atuação.
Durante um tempo acreditou-se que a sustentabilidade custava caro ou que era apenas para grandes empresas, mas essa ideia esta ultrapassada. Os pequenos negócios estão descobrindo e demonstrando que ser social e ambientalmente responsável mais do que uma obrigação, é uma boa ideia já que se torna uma vantagem competitiva.
Esse movimento inclui a adoção de regras rígidas de conduta ética e de responsabilidade social com as partes interessadas (funcionários, familiares, acionistas, fornecedores, público em geral etc.). Esses aspectos são tidos, cada vez mais, como fatores determinantes para a sobrevivência das empresas e a perpetuidade de seus negócios.
Das 100 empresas que adotam as melhores praticas de sustentabilidade corporativa, 5 são brasileiras: Natura, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Banco do Brasil, Engie Brasil Energia e Banco Santander Brasil.
Fonte: Gazeta do povo http://www.gazetadopovo.com.br/economia/nova-economia/as-cinco-empresas-brasileiras-que-estao-entre-as-mais-sustentaveis-do-mundo-23yfyvxompw826mvdsvhsrone
Vantagens das práticas sustentáveis pelas empresas:
Dá uma olhada no videozinho abaixo:
Empresários, meio ambiente e sociedade. A adoção de práticas sustentáveis gera ganhos para todos os envolvidos.
- Melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores e comunidade em geral.
- Economia, com a redução dos custos de produção. Isto é obtido, por exemplo, através da reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria-prima e medidas de economia de energia elétrica.
- Melhoria nas condições ambientais do planeta. Afinal de contas, os empresários possuem filhos e netos que viverão num mundo melhor ou pior, dependendo do que for feito na atualidade.
- Satisfação dos funcionários e colaboradores. Em função da consciência ambiental, muitas pessoas tem maior prazer e orgulho de trabalhar em empresas sustentáveis.
- Valorização das ações em bolsas de valores. Cada vez mais, investidores tem procurado dar mais atenção para a compra de ações de empresas que adotam técnicas sustentáveis.
Você já viu até aqui que manter práticas sustentáveis é um diferencial e, mais do que uma tendência, é vital para a sobrevivência do planeta.
Como, então, a minha empresa pode praticar a sustentabilidade?
- Realizando a coleta e o descarte adequado dos resíduos, zelando pela reciclagem do lixo sólido;
- Usando de maneira eficiente e racional a agua e a energia e implantando sistemas de tratamento e reaproveitamento;
- Reutilizando a matéria prima e desenvolvendo produtos com materiais recicláveis e que não agridem o meio ambiente, a exemplo de sacolas biodegradáveis, embalagens recicladas, etc.
- Respeitando o meio ambiente e as leis de proteção.
- Mantendo os seus consumidores informados de suas praticas de sustentabilidade, desta forma incentivando o consumo desses produtos e o cuidado com o meio ambiente.
A adoção de medidas para minimizar ou zerar os impactos ambientais vem conduzindo o sistema de produção nas empresas classificadas como sustentáveis. É a forma de se manter a frente da concorrência ao mesmo tempo em que preserva o planeta para as futuras gerações.
***
Se você gostou do tema abordado neste post e deseja saber mais a respeito, deixe um comentário ou assine nossa newsletter para se manter atualizado.
Abraços e até a próxima!
Uma resposta