





Studio Estratégia
Governança, Riscos e Compliance
Somos um escritório de consultoria sediado em Florianópolis/SC, com atuação em âmbito nacional. Possuímos uma equipe multidisciplinar altamente especializada que acredita que a integridade e a ética empresarial são valores fundamentais para o futuro da nossa sociedade. O nosso staff é composto por auditores líderes e de implementação com certificações nas Normas ISO 19600; 37001; 27001 e 9001 (Compliance, Gestão Antissuborno, Segurança da Informação e Qualidade); juristas especialistas em Direito Digital, Direito do Trabalho, Tributário, Público e Regulatório; administradores, parceiros nas áreas de tecnologia e inovação, e consultores em marketing estratégico, responsáveis por projetos específicos nas áreas de comunicação interna e externa.
Com forte atuação na área de Compliance, o vasto expertise dos profissionais da Studio Estratégia garante a identificação dos riscos que impactam o sucesso da operação empresarial, bem como a implementação de controles dos processos-chaves das áreas de negócio para que sejam mais seguras, produtivas e rentáveis.
Além disso, nossa equipe atua na realização de cursos, palestras e treinamentos por todo o país, a fim de difundir e disseminar a cultura ética em âmbito corporativo. A Studio Estratégia está sempre atenta às inovações e mudanças legislativas a fim de antecipar soluções, prezando em todos os momentos pela qualidade técnica e o atendimento personalizado dos nossos clientes.
Diferenciais da Studio Estratégia
Líderes das Equipes



Roberta Volpato Hanoff
Fundadora e CEO da Studio Estratégia- Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC;
- Especialista em Direito Empresarial com ênfase em Recuperação Judicial, Falência e Administração de Crises pela FGV/Rio;
- Administradora Judicial de Falências e Recuperações Judiciais pela Turnaround Management Brasil;
- CPC-A® (Anti-Corruption Compliance Certified Expert), membro da Legal, Ethics and Compliance (LEC);
- Auditora Líder para as Normas ISO 19600:2014 e ISO 37001:2016 (Compliance e Gestão Antissuborno), certificada pela Abendi-RAC;
- Coordenadora da Comissão de Governança e Riscos do IBDEE – Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial;
- Vice-Presidente de Ética e Regulamentação da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico de Santa Catarina – ABCOMM/SC
- Membro do Instituto Brasileiro de Administração Judicial (IBAJUD);
- Membro efetivo da Comissão Permanente de Estudos sobre Compliance do Conselho Federal da OAB.
- Membro efetivo do GARC – Grupo Independente de Governança, Auditoria, Riscos e Compliance de Santa Catarina;
- Professora do Curso de Extensão “Compliance aplicado às Contratações Públicas”, da Universidade Católica de Santa Catarina;
- Colunista em Compliance e Controles Internos em diversos editoriais, merecendo destaque o portal latino-americano da Indústria Metal-Mecânica (cimm.com.br) e o portal brasileiro oficial antissuborno (antissuborno.com.br);
- Coautora da obra “Compliance: Como Implementar”, da Editora Trevisan (São Paulo/SP).



Thiago Henrique Nielsen
Coordenador e Consultor em Compliance- Graduado em Direito pela Universidade Vila Velha – UVV.
- Pós-graduado em Compliance, Lei Anticorrupção Empresarial e Controle da Administração Pública pela Faculdade de Direito de Vitória – FDV.
- Lead Implementer and Internal Auditor Norma ISO 27001 – Sistema de Gestão da Segurança da Informação – QMS Certification Services.
- Cursos em Compliance Anticorrupção e Compliance Immersion pela Legal, Ethics & Compliance – LEC.
- Curso em Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pela Legal, Ethics & Compliance – LEC.
- Colunista do Portal “Governança em Foco” do Centro de Informação Metal Mecânica – CIMM;
- Foi Assessor Jurídico do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo – TJES e Secretário Executivo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDEC da Prefeitura Municipal da Serra/ES;
- Inscrito na OAB/SC sob o nº 50.799 e na OAB/ES sob o nº 28.214.



Mariana Zardo
Coordenadora e Consultora em Direito do Trabalho- Graduada em Direito pela Faculdade Guilherme Guimbala, mantida pela Associação Catarinense de Ensino – ACE.
- Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pelo Instituto Luiz Flávio Gomes.
- Pós-graduanda em Direito do Trabalho pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 12ª Região (AMATRA 12).
- Curso de Extensão com foco em Compliance Trabalhista, realizado pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 12ª Região (AMATRA 12).
- Auditora em Compliance aplicado à Gestão de Recursos Humanos e Gerenciamento de Riscos Trabalhistas, pela Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (FECONTESC).
- Curso de Lei Geral de Proteção de Dados nas Rotinas Trabalhistas, realizado pela AM Treinamentos em Compliance.
- Ampla experiência contenciosa e consultiva na área trabalhista. Atuação com foco empresarial, identificando as necessidades da empresa conforme o ramo de atividade, prestando consultoria para revisão e aprimoramento de rotinas de recursos humanos e segurança do trabalhador.
- Atuação em negociações coletivas, auxiliando na elaboração e aprovação junto aos Sindicatos Laborais de Acordos Coletivos de Trabalho, tendo inclusive mediado a realização de demissões massivas.
- Inscrita na OAB/SC sob nº 29.694.



Sérgio Lopes
Coordenador de Gestão Estratégia e Qualidade- Graduado em Administração pela Faculdade de Economia e Administração pela Universidade de São Paulo – USP.
- Mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP.
- Pós-graduado em Sistemas de Informações pela Escola de Engenharia Mauá.
- Pós-graduado em Análise de Sistemas pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP.
- Pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP.
- Colunista dos portais “Essência Sobre a Forma”, “Contabilidade na TV”, “Administradores.com” e “Governança em Foco”.
- Possui sólida trajetória profissional construída ao longo de 50 anos de atividades, exercidas em diferentes tipos de organizações, tendo ocupado por vários anos, cargos executivos nas áreas de Organização, Sistemas e Tecnologia da Informação, em empresas de médio e grande porte.
- Trabalha há 32 anos como Consultor Empresarial nos mais diferentes tipos e portes de organizações participando de projetos nas áreas de Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Organização, Sistemas e Métodos, Organização e Planejamento Empresarial, Mapeamento de Processos, Sustentabilidade, Qualidade (Total e ISO 9000) e Produtividade.
- Atua há mais de 38 anos na área educacional, tendo acumulado experiência como Docente e Coordenador em cursos superiores de graduação e docente em cursos de pós-graduação e MBA em Instituições de Ensino Superior de São Paulo, Bahia e Espírito Santo e Instrutor em Cursos de Capacitação e Desenvolvimento Profissional, tendo lecionado e/ou estar lecionando em Universidades Corporativas e Entidades de Ensino Livre em diversos Estados do País.
- Inscrito no CRA/SP sob o nº 7.927.



Ana Carolina Colnaghi
Consultora em Compliance- Graduada em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
- Pós-graduada em Construções Sustentáveis pelo Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC).
- Possui especialização em Compliance pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.
- Auditora para Norma ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade).
- Auditora Líder para as Normas ISO 19600 (Sistema de Gestão de Compliance) e ISO 37001 (Sistema de Gestão Antissuborno) pela WCA.
- Inscrita no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) sob o número A73654-6.
Vantagens e Benefícios



Software Online de Gestão Integrada e Requisitos Legais - soGI
Implementação do soGI
Além disso, a Studio Estratégia detém a exclusividade dos direitos de uso e implementação do Software Online de Gestão Integrada e Requisitos Legais – “soGI”, da Verde Ghaia em seus clientes.
O que é o “soGI”?
“soGI” é uma ferramenta cujos módulos foram especialmente desenvolvidos à utilização de consultores, auditores e clientes para a gestão de requisitos legais e normas internacionais como ISO 9001, 50001, 22000, 19600 e 37001, OHSAS 18001, SA 8000/NBR 16001; auditorias; retenção e controle de documentos internos; due diligences e monitoramento de fornecedores; além do tratamentos de não conformidades, através de planos de ação em que são possíveis a designação de papéis, responsabilidades, prazos e medições.
O programa permite, portanto, uma gestão automatizada da conformidade legal, regulatória e procedimental nas empresas, e, consequentemente, o monitoramento e neutralização contínuos dos riscos dos negócios.