A Studio Estratégia estruturou sua área de Compliance com a finalidade de assessorar seus clientes a se adequarem ao novo cenário econômico e social inaugurado em nosso país, através da identificação e mitigação dos riscos que impactam no sucesso de suas operações e da implementação de processos preventivos e práticas de conformidade legal e integridade.
Um Programa de Compliance bem estruturado mostra-se um instrumento valioso à prevenção de fraudes corporativas e um importante aliado ao planejamento estratégico das organizações, pois através dele, minimizam-se as perdas e aumentam-se os ganhos, sem contar na consequente promoção da cultura ética dentro e fora da companhia e na proteção da imagem e reputação organizacionais.
O que é Compliance?
Compliance significa “estar em conformidade” com as leis, normas e regramentos existentes.
Dito isto, podemos definir um Programa de Compliance como sendo um conjunto de regras, medidas e estruturas a serem implementadas nas empresas com vistas a assegurar o cumprimento dos dispositivos legais a elas aplicáveis, bem como do Código de Ética, das Políticas de Compliance e demais normas internas instituídas com a implementação do Programa.
Além disso, um Programa de Compliance bem estruturado e implementado torna-se um mecanismo capaz de assegurar o cumprimento de preceitos morais e de boa-fé dentro e fora da companhia, contribuindo, inclusive, para a mitigação dos riscos capazes de gerar danos ao valor e a imagem da empresa, garantindo, assim, a manutenção do prestígio e da reputação da organização e, consequentemente, a sua perenidade no mercado.


Quando preciso de Compliance?
Sempre!
O ideal é que as empresas sejam constituídas com base nas normativas corretas, respeitando-se todas as leis e regramentos vigentes aplicáveis a elas. Isso facilita, e muito, o processo de implementação do Programa de Compliance, além de contribuir para que a detecção e a correção das falhas encontradas durante as auditorias se deem com maior rapidez e celeridade.
Se a sua empresa apresenta resultados fora do padrão constantemente, é imprescindível que você recorra ao Compliance o quanto antes!
Diagnóstico e Planos de Ação
A comunicação eficaz, tanto em âmbito interno quanto externo, são o diferencial necessário para que uma organização consiga se manter bem posicionada e forte no mercado. Isso quer dizer que empresas que são receptivas à inovação, plataformas e ferramentas, e que investem em treinamentos para decisores, líderes, colaboradores e terceiros, criam indutores de credibilidade e sucesso ao negócio.
Com o objetivo de integrar áreas, comunicar de forma clara e objetiva, estabelecer padrões internos, reduzir margens de erro, focar em rentabilidade e posicionamento da marca, a Studio Estratégia atua com base na metodologia do “marketing de dentro para fora”: a partir do momento que a comunicação e a causa passam a fazer sentido, todos caminham, focados, em uma mesma direção.
Como entregamos a Comunicação Interna e Externa com enfoque em Compliance?
A Studio Estratégia, através de profissionais formados em comunicação social e especialistas em gestão de marketing estratégico, inicia projetos de implementação e encaminhamento de Compliance atacando duas grandes frentes
Nosso diagnóstico proporciona:
- Nova visão sobre a organização;
- Revisão de práticas operacionais (processos) e melhoria dos controles de eficiência operacional;
- Definição clara de planos sobre ações futuras da empresa e indicadores de desempenho.
Diagnóstico e Planos de Ação
Nosso diagnóstico proporciona:
- Verificação das principais falhas, suas origens e impactos;
- Detecção dos principais fatores de desistência contratuais de clientes, fornecedores e demais partes interessadas;
- Verificação dos principais pontos de motivação e desmotivação da equipe operacional, e que podem impactar na aderência e cumprimento ao Sistema de Gestão de Compliance.
Etapas de execução dos serviços até a entrega
1. Análise Crítica
Realização de análise crítica de relatórios de auditorias realizadas nos últimos anos, como forma de identificação de não-conformidades recorrentes e aferição da frequência em que ocorrem.
2. Data para Visita
Designação de data para visita à empresa para trabalho de reuniões e entrevistas in loco, tudo isso alinhado aos decisores e gestores diretamente interessados.
3. Entrevista com os Gestores e Colaboradores
Entrevistas com os gestores e colaboradores de cada área para coletas de informações, documentos relevantes e amostras relacionadas à análise de auditoria e do diagnóstico preparatório ao enquadramento ISO (gap analysis).
4. Aplicação da técnica Walk-Through
Aplicação da técnica “Walk-Through” para acompanhamento de atividades diárias das áreas que tiverem maior número de implicações nos relatórios e diagnósticos analisados.
5. Reprodução das Constatações
Reprodução das constatações (pontos fortes, oportunidades de melhoria, conformidades e não-conformidades) em matriz, classificando-as por nível de gravidade, a ser entregue juntamente com um relatório de auditoria e recomendações de melhoria consolidados.
6. Documentação de Compliance
Elaboração de toda a documentação necessária à implementação das normas e procedimentos de Compliance (notadamente Códigos de Conduta, Políticas, além da Revisão de Contratos e outros documentos de repercusão jurídica à certificação), bem como desenho e implantação do Canal de Denúncias.
7. Implementação de Canal de Denúncias
Implementação do Canal de Denúncias, que abarcará: desenho do fluxo do canal; estruturação do canal propriamente dita; política de denúncia, investigação interna e tratamento das denúncias; testes de funcionamento e monitoramento contínuo para eventuais ajustes que se façam necessários.
8. Treinamento dos Códigos e Políticas de Compliance
Treinamento dos Códigos e Políticas de Compliance às partes interessadas (incluindo, em rol não taxativo, colaboradores, lideranças e fornecedores), e fornecimento dos certificados de participação e aproveitamento exigidos pela NBR ISO de Compliance.
Due Diligence
A seguir listamos as áreas atendidas pela Due Diligence da Studio Estratégia:
- Anticorrupção e Integridade;
- Operações de M&A;
- Financeira/Contábil;
- Trabalhista;
- Terceiros (prestadores de serviços, parceiros de negócios e fornecedores).
