A Studio Estratégia estruturou sua área de Compliance com a finalidade de assessorar seus clientes a se adequarem ao novo cenário econômico e social inaugurado em nosso país, através da identificação e mitigação dos riscos que impactam no sucesso de suas operações e da implementação de processos preventivos e práticas de conformidade legal e integridade.

Um Programa de Compliance bem estruturado mostra-se um instrumento valioso à prevenção de fraudes corporativas e um importante aliado ao planejamento estratégico das organizações, pois através dele, minimizam-se as perdas e aumentam-se os ganhos, sem contar na consequente promoção da cultura ética dentro e fora da companhia e na proteção da imagem e reputação organizacionais.

Compliance

Personalização do Programa de Compliance

Realizamos a implementação de Programas de Compliance de acordo com as particularidades e características de cada organização. Para tanto, analisamos o porte e o mercado em que a empresa atua, bem como o ambiente em que está inserida e para quem faz a venda de seus produtos e serviços.

Análise de Risco

Realizamos o mapeamento de todos os riscos envolvidos na operação da empresa, levando-se em conta as particularidades de cada organização e os riscos inerentes ao seu negócio.

Estruturação e Revisão de Códigos, Políticas e Procedimentos de Compliance

Elaboramos e revisamos toda a documentação necessária à implementação das normas e procedimentos de Compliance de acordo com a análise e o mapeamento de riscos realizado na empresa, como Código de Ética e Políticas Anticorrupção e de Relacionamento com Agentes Públicos, por exemplo.

Realização de Due Diligence

Durante o processo de Due Diligence analisamos notícias, documentos e informações de novos parceiros comerciais, bem como daqueles que já mantêm vínculo contratual com a empresa. Com isso conseguimos mitigar os riscos de contratar ou manter relacionamento com empresas que estejam envolvidas em atos ilícitos e escândalos de corrupção.

Treinamento de Compliance

Realizamos treinamentos dos Códigos e Políticas de Compliance aos colaboradores, líderes e fornecedores, bem como todos as demais partes interessadas, com o fornecimento de certificados de participação e aproveitamento exigidos pelas NBR ISO de Compliance e DSC 10.000.

Estruturação de Canais de Denúncia

Desenhamos e implementamos Canais de Denúncias para o recebimento de informações relacionadas à suspeitas de atos de corrupção, fraudes, desvios de conduta e todos os demais ilícitos.
Todos os nossos serviços podem ser contratados conjunta ou separadamente.

O que é Compliance?

Compliance significa “estar em conformidade” com as leis, normas e regramentos existentes.

Dito isto, podemos definir um Programa de Compliance como sendo um conjunto de regras, medidas e estruturas a serem implementadas nas empresas com vistas a assegurar o cumprimento dos dispositivos legais a elas aplicáveis, bem como do Código de Ética, das Políticas de Compliance e demais normas internas instituídas com a implementação do Programa.

Além disso, um Programa de Compliance bem estruturado e implementado torna-se um mecanismo capaz de assegurar o cumprimento de preceitos morais e de boa-fé dentro e fora da companhia, contribuindo, inclusive, para a mitigação dos riscos capazes de gerar danos ao valor e a imagem da empresa, garantindo, assim, a manutenção do prestígio e da reputação da organização e, consequentemente, a sua perenidade no mercado.

Quando preciso de Compliance?

Sempre!

O ideal é que as empresas sejam constituídas com base nas normativas corretas, respeitando-se todas as leis e regramentos vigentes aplicáveis a elas. Isso facilita, e muito, o processo de implementação do Programa de Compliance, além de contribuir para que a detecção e a correção das falhas encontradas durante as auditorias se deem com maior rapidez e celeridade.

Se a sua empresa apresenta resultados fora do padrão constantemente, é imprescindível que você recorra ao Compliance o quanto antes!

COMUNICAÇÃO INTERNA

Diagnóstico e Planos de Ação

A comunicação eficaz, tanto em âmbito interno quanto externo, são o diferencial necessário para que uma organização consiga se manter bem posicionada e forte no mercado. Isso quer dizer que empresas que são receptivas à inovação, plataformas e ferramentas, e que investem em treinamentos para decisores, líderes, colaboradores e terceiros, criam indutores de credibilidade e sucesso ao negócio.

Com o objetivo de integrar áreas, comunicar de forma clara e objetiva, estabelecer padrões internos, reduzir margens de erro, focar em rentabilidade e posicionamento da marca, a Studio Estratégia atua com base na metodologia do “marketing de dentro para fora”: a partir do momento que a comunicação e a causa passam a fazer sentido, todos caminham, focados, em uma mesma direção.

Como entregamos a Comunicação Interna e Externa com enfoque em Compliance?

A Studio Estratégia, através de profissionais formados em comunicação social e especialistas em gestão de marketing estratégico, inicia projetos de implementação e encaminhamento de Compliance atacando duas grandes frentes

Nosso diagnóstico proporciona:

  • Nova visão sobre a organização;
  • Revisão de práticas operacionais (processos) e melhoria dos controles de eficiência operacional;
  • Definição clara de planos sobre ações futuras da empresa e indicadores de desempenho.

1.
Vivência das Operações do Negócio
2.

Avaliação das plataformas de comunicação interna

3.

Avaliação do organograma interno e fluxo da informação

4.

Compatibilidade entre sistemas e operação da empresa

5.

Análise de risco de perda de informação (rastreabilidade)

Concluído o diagnóstico, passa-se ao plano de ação, o qual, contemplará:

Treinamentos

Treinamentos por área e temática relevante.

Design Thinking

Aplicação de técnicas de design thinking e convergências na ideação e elaboração de procedimentos e diretrizes (códigos, políticas e controles), fomentando a sinergia e interseção entre as áreas (trabalho em equipe).

Avaliação Interna

Metodologia interna de avaliação do colega, além de instruções para aplicação de feedbacks e advertências.

COMUNICAÇÃO EXTERNA

Diagnóstico e Planos de Ação

Nosso diagnóstico proporciona:

  • Verificação das principais falhas, suas origens e impactos;
  • Detecção dos principais fatores de desistência contratuais de clientes, fornecedores e demais partes interessadas;
  • Verificação dos principais pontos de motivação e desmotivação da equipe operacional, e que podem impactar na aderência e cumprimento ao Sistema de Gestão de Compliance.

1.
Vivência das operações das áreas de negócio sob a ótica da comunicação
2.

Avaliação das plataformas de comunicação com cliente

3.

Avaliação do grau de instrução, e maturidade da equipe

4.

Análise das principais críticas e cancelamentos contratuais

5.

Avaliação do volume de informação e risco de perda

Concluído o diagnóstico, passa-se ao plano de ação, o qual, contemplará:

Aprimoramento da Comunicação

Apoiar o desenvolvimento/aprimoramento de vias de educação e comunicação entre a empresa contratante e as partes interessadas, sobrelevando, neste aspecto, a evolução digital e a necessidade do rastreio de informações.

Apoio Estratégico

Apoio estratégico na ideação e execução de iniciativas voltadas ao posicionamento e fortalecimento da marca, com o fito de captação e conversão em vendas.

Tratamento de Informações

Implementação de canais de denúncia e métodos de tratamento das informações recebidas de colaboradores, clientes e fornecedores.

Etapas de execução dos serviços até a entrega

Em vista das exigências das normas NBR ISO 19600 e 37001, bem como das diretrizes DSC10.000, os profissionais da Studio Estratégia executam e entregam seus serviços de acordo com a trilha abaixo:

1. Análise Crítica

Realização de análise crítica de relatórios de auditorias realizadas nos últimos anos, como forma de identificação de não-conformidades recorrentes e aferição da frequência em que ocorrem.

2. Data para Visita

Designação de data para visita à empresa para trabalho de reuniões e entrevistas in loco, tudo isso alinhado aos decisores e gestores diretamente interessados.

3. Entrevista com os Gestores e Colaboradores

Entrevistas com os gestores e colaboradores de cada área para coletas de informações, documentos relevantes e amostras relacionadas à análise de auditoria e do diagnóstico preparatório ao enquadramento ISO ou DSC 10.000 (gap analysis).

4. Aplicação da técnica "Walk-Through"

Aplicação da técnica “Walk-Through” para acompanhamento de atividades diárias das áreas que tiverem maior número de implicações nos relatórios e diagnósticos analisados.

5. Reprodução das Constatações

Reprodução das constatações (pontos fortes, oportunidades de melhoria, conformidades e não-conformidades) em matriz, classificando-as por nível de gravidade, a ser entregue juntamente com um relatório de auditoria e recomendações de melhoria consolidados.

6. Documentação de Compliance

Elaboração de toda a documentação necessária à implementação das normas e procedimentos de Compliance (notadamente Códigos de Conduta, Políticas, além da Revisão de Contratos e outros documentos de repercusão jurídica à certificação), bem como desenho e implantação do Canal de Denúncias.

7. Implementação de Canal de Denúncias

Implementação do Canal de Denúncias, que abarcará: desenho do fluxo do canal; estruturação do canal propriamente dita; política de denúncia, investigação interna e tratamento das denúncias; testes de funcionamento e monitoramento contínuo para eventuais ajustes que se façam necessários.

8. Treinamento dos Códigos e Políticas de Compliance

Treinamento dos Códigos e Políticas de Compliance às partes interessadas (incluindo, em rol não taxativo, colaboradores, lideranças e fornecedores), e fornecimento dos certificados de participação e aproveitamento exigidos pelas NBR ISO de Compliance e DSC 10.000.

Due Diligence

O processo de Due Diligence mostra-se um importante instrumento na medida em que proporciona um diagnóstico detalhado da situação legal, econômica e financeira de pessoas físicas e jurídicas. Mas não só isso, através do processo de Due Diligence conseguimos identificar previamente os riscos envolvidos em operações societárias, como aquelas concernentes à fusões e aquisições (M&A), e em contratações de novos parceiros comerciais.

A seguir listamos as áreas atendidas pela Due Diligence da Studio Estratégia:

  • Anticorrupção e Integridade;
  • Operações de M&A;
  • Financeira/Contábil;
  • Trabalhista;
  • Terceiros (prestadores de serviços, parceiros de negócios e fornecedores).

Dossiês Due Diligence

Através da utilização de equipe especializada e ferramentas de inteligência artificial, realizamos investigações e diligências minuciosas a nossos clientes e parceiros. Em nossos dossiês, constituímos:

Criação do Histórico

A criação de um histórico empresarial completo, contendo informações relativas à abertura da empresa, aumento de capital, notícias publicadas e processos judicias existentes.

Trilha Societária

A elaboração da trilha societária da empresa, capaz de identificar os sócios atuais e passados de determinada sociedade empresária, ou mesmo, diagnosticar quais empresas pertencem ou já pertenceram à determinada pessoa física ou jurídica.

Pesquisa Avançada

A pesquisa avançada da situação econômica e financeira de determinada pessoa, empresa ou grupo econômico.

Mídia Adversa

A verificação de possível existência de mídia adversa relacionada a um futuro parceiro comercial ou empresa de interesse.

Exposição Política

A análise do nível de exposição política de pessoas físicas, bem como de envolvimento de pessoas físicas e jurídicas em escândalos de corrupção.

Background Check

A realização de processos de Background Check, onde são realizadas conferências dos dados previamente informados por determinada pessoa física e/ou jurídica.

Com isso garantimos a segurança necessária que você e sua empresa precisam para analisar as oportunidades de negócios e mitigar possíveis riscos envolvidos nessas operações.

Dossiês Due Diligence

Através da utilização de equipe especializada e ferramentas de inteligência artificial, realizamos investigações e diligências minuciosas a nossos clientes e parceiros. Em nossos dossiês, constituímos:

Criação do Histórico

A criação de um histórico empresarial completo, contendo informações relativas à abertura da empresa, aumento de capital, notícias publicadas e processos judicias existentes.

Trilha Societária

A elaboração da trilha societária da empresa, capaz de identificar os sócios atuais e passados de determinada sociedade empresária, ou mesmo, diagnosticar quais empresas pertencem ou já pertenceram à determinada pessoa física ou jurídica.

Pesquisa Avançada

A pesquisa avançada da situação econômica e financeira de determinada pessoa, empresa ou grupo econômico.

Mídia Adversa

A verificação de possível existência de mídia adversa relacionada a um futuro parceiro comercial ou empresa de interesse.

Exposição Política

A análise do nível de exposição política de pessoas físicas, bem como de envolvimento de pessoas físicas e jurídicas em escândalos de corrupção.

Background Check

A realização de processos de Background Check, onde são realizadas conferências dos dados previamente informados por determinada pessoa física e/ou jurídica.

Com isso garantimos a segurança necessária que você e sua empresa precisam para analisar as oportunidades de negócios e mitigar possíveis riscos envolvidos nessas operações.