Blog Post

Adequação da sua Startup – Novos Desafios, Novas Posturas e Novas Soluções

Adequação da sua Startup - Novos Desafios, Novas Posturas e Novas Soluções

Olá, feliz proprietário de uma Startup, como vai?

A primeira vez que me dirigi a você foi em abril de 2018. Sim, faz um bom tempo, mais de três anos, quase quatro. 

Durante este período que nos separa do meu primeiro texto sobre “Gestão de Startups: virei empresário, e agora como realizar a gestão de minha empresa?” , muita coisa aconteceu, não é verdade? Muita água passou por baixo da ponte. 

Chamei sua atenção para os cuidados com a GESTÃO de sua STARTUP. Lembro bem que escrevi que a Gestão é essencial para garantir sua prosperidade.

Espero, sinceramente, que você tenha lido, refletido e seguido a recomendação e que, de fato, tenha cuidado da gestão com o mesmo carinho que você cuidou, e continua cuidando, da criação, desenvolvimento, produção e comercialização de seus serviços e produtos. 

Neste novo artigo, escrevo sobre os cuidados com a ADEQUAÇÃO da sua Startup.

E isso porque, desde aquela publicação, de 2018, muitos sonhos se tornaram realidade, e, possivelmente, alguns se tornaram pesadelos e foram descartados. Empresas foram fechadas, vendidas, atividades encerradas, mas, vimos também muitas Startups se tornando estrelas do mercado, recebendo “injeções” em doses cavalares de investimentos financeiros para se tornarem grandes, maiores, referências de mercado, líderes em seus segmentos de atuação, algumas passaram a pertencer a grupos de investidores internacionais. 

Neste período, o mercado cresceu exponencialmente, foram lançados aplicativos para quase tudo na vida de uma pessoa, a tecnologia se tornou complemento obrigatório da vida de um ser vivente, não conseguimos sequer imaginar como seria viver sem o celular, o tablet, o notebook e outros membros desta gloriosa família de equipamentos que nos conectam ao mundo. Sem eles, estamos isolados, viramos eremitas, melhor morrer… certo?

Diante de tantas transformações, em um cenário tão volátil e incerto, a adequação da sua startup é fundamental, visando não apenas à escalabilidade, mas, também, à sustentabilidade e à conformidade.

E nessa linha, meu primeiro conselho é quanto ao atendimento à Lei 13.709/2018 – a Lei Geral de Proteção de Dados,  promulgada em agosto de 2018 e depois de dois anos de “vacatio legis” passou a vigorar em setembro de 2020.  

processo de adequação da sua Startup aos requerimentos obrigatórios da LGPD

Como está o processo de adequação da sua Startup aos requerimentos obrigatórios da LGPD?

Lembre-se que apesar da inclusão das Startups na lista dos agentes de tratamento de pequeno porte que poderão se prevalecer de algumas facilidades para suas adequações à LGPD por parte da ANPD, não significa que elas estejam liberadas de se adequarem. (Nota: esta minuta de resolução ainda não havia sido oficializada até a data de publicação deste texto).

Então, não perca o timing: mesmo não havendo uma data limite para a implementação da LGPD, quanto mais cedo você adequar sua Startup, maior será o seu diferencial em relação aos seus concorrentes, sem contar que a qualquer momento seus clientes corporativos poderão lhe convocar para rever os contratos firmados para inclusão de cláusulas referentes ao sigilo e proteção de dados das pessoas físicas vinculadas aos mesmos e lhes cobrarão evidências quanto às suas providências para adequação de sua empresa.

Vamos conversar sobre a adequação da sua Startup aos requerimentos da LGPD?

Quero lhe convidar também a observar as movimentações no mercado quanto a uma nova exigência aplicada ao modelo de gestão das Organizações. Estou me referindo à ESG, uma sigla de três letrinhas que significam, em inglês, “environmental, social and governance” que traduzido para o português significa “ambiental, social e governança” que se traduz num novo modelo de gestão e  começa a ser utilizado por grandes investidores, principalmente estrangeiros, para medir o comprometimento das empresas com as questões ambientais, sociais e governança em seu modelo de gestão empresarial.

Muitos autores consideram que a adoção do modelo ESG pode ser utilizada como critério de avaliação de uma empresa em relação às suas práticas de sustentabilidade, social e de gestão e com isso melhorar seu valor de mercado. 

prática da ESG e seus benefícios para sua startup

Vamos conversar sobre a prática da ESG e seus benefícios para sua startup?

Por fim, meu caro amigo proprietário de uma Startup, as movimentações, evoluções e exigências legais estão avançando rapidamente no nosso País. Se em 2018 o alertávamos sobre o e-Social, a Lei das Terceirizações e a Reforma Trabalhista com suas mais de uma centena de alterações nas relações “capital x trabalho” e recomendávamos que você seguisse os princípios básicos das funções gerenciais da escola neoclássica de Administração, legada por Peter Drucker (planejamento, organização, direção e controle), desta feita o estamos acertando sobre a necessidade imperiosa de sua empresa se adequar à LGPD e aos princípios, conceitos e práticas do modelo ESG de gestão empresarial.

Se você já sente as dores do não atendimento às demandas acima, podemos ajudá-lo no desenvolvimento e implementação das soluções que deixarão sua STARTUP preparada e no “estado da arte” nos processos de gestão. Conte conosco!

Nós, da STUDIO ESTRATÉGIA, podemos ajudá-lo a detectar, diagnosticar e implementar soluções de adequação da sua Startup que contribuam para que se fortaleça e se desenvolva cada vez mais, com a adoção de ferramentas sólidas e sustentáveis aplicáveis aos novos modelos de Gestão Empresarial.

Consulte-nos. Você irá se surpreender pelo que podemos fazer pela da Gestão de sua STARTUP.

mm

Sobre Sergio Lopes

Mestre (Metodista) e graduado em Administração (USP), experiência profissional de 52 anos, ocupou cargos executivos nas áreas de Organização, Sistemas e Tecnologia da Informação em empresas de diferentes portes e segmentos econômicos, sendo que nos últimos 40 anos tem atuado como Educador em cursos de capacitação profissional e superiores, de graduação e pós-graduação e como Consultor Empresarial com foco em Qualidade, Organização e Planejamento Empresarial, Gestão de Mudanças e Recursos Humanos. Palestrante e Autor de artigos sobre gestão de mudanças, empresas e pessoas, publicados em jornais, revistas e sites da Internet. Membro do Grupo de Excelência em Ética e Sustentabilidade do CRA/SP. Participa de ações de voluntariado junto a Instituições de Ensino Superior e Entidades de Classe. E-mail: slcons@uol.com.br

Deixe seu comentário